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5 DICAS para aumentar o alcance de suas postagens no Facebook sem gastar 1 centavo

Se você usa o Facebook para divulgar seus produtos os serviços, sabe que mesmo que você tenha milhares de curtidas na sua página ou centenas de amigos no seu perfil jamais o Face vai entregar suas postagens para todos eles. Aliás, se você tá usando seu perfil com o nome de sua empresa, pare agora e leia esse artigo “Quais vantagens de usar uma página no Facebook e não um perfil”, pois você corre o risco de ter sua conta suspensa!

Bom, agora vamos ao que interessa. Como aumentar o alcance de minhas postagens no Facebook sem precisar gastar toda hora com impulsionamento? Vamos as dicas, mas antes deixa te explicar como funciona o Facebook.

Imagine se você recebesse todas as postagens de todos seus amigos e de todas as páginas que você já curtiu? Sua linha do tempo seria uma bagunça e nem que o dia tivesse 48h você daria conta de acompanhar tudo que é postado. Pensando nisso, o Facebook desenvolveu em seu sistema uma forma de classificar o que deve ser mostrado ou não para cada um dos mais de 2 bilhões de usuários ativos na rede social.

Este sistema leva em conta o número de curtidas, comentários e compartilhamentos de cada postagem, atribuindo uma nota e peso para uma dessas interações. Resumindo, quanto mais pessoas comentarem, curtirem e compartilharem uma publicação mais relevância ela terá e por isso será exibida para mais pessoas.

Agora que você já compreende melhor o funcionamento da maior rede social do planeta vamos as dicas de como tirar proveito disso.

Dica #1 – Não poste links!

O Facebook não gosta que você poste links que levem as pessoas para fora da rede social. Então ao invés de postar o link na publicação, estimule as pessoas a comentarem e então envie o link para elas. Se não quiser ter o trabalho de enviar o link para toda pessoa que interagir, então comente sua própria postagem colocando o link, mas em geral as pessoas tendem a passar batido e não verem seu comentário. Outra solução é usar um sistema para automatizar essas respostas, recomendo o ManyChat.

Dica #2 – Estimule o comentário

O sistema do Face classifica a quantidade de comentários numa publicação como um dos critérios mais relevantes para entregar aquele post para mais pessoas. Então, em todas suas postagens induza as pessoas a interagirem deixando um comentário. No caso da divulgação de produtos turísticos, você pode usar as seguintes frases fechando seus posts:

  • Ficou interessado nesta viagem, então comente abaixo dizendo quando pretende ir que entraremos em contato.
  • Gostou? Comente abaixo marcando um amigo que você gostaria que fosse nessa viagem com você!

Enfim, use sua criatividade e também de uma boa copy (escrita persuasiva de vendas) e gatilhos mentais (curiosidade, escassez, etc) para atrair ao máximo o interesse do seu público em comentar seu post.

Dica #3 – Respeite a quantidade de 20% de texto nas imagens

Muitos não sabem dessa regra, mas se a imagem de sua publicação tiver mais do que 20% de texto o Facebook vai reduzir em muito o alcance de sua publicação.

Para determinar o quanto de texto tem cada imagem, você pode usar uma ferramenta que a própria rede social oferece, só acessar: https://web.facebook.com/ads/tools/text_overlay?_rdc=1&_rdr

Dica #4 – Poste mais vídeos e imagens

Já viu como seu Facebook tá repleto de vídeos? Isso não é sem razão. O sistema do Facebook prioriza as postagens de vídeos e imagens, do que as postagens com apenas texto. Isso porque um dos objetivos da rede social é prender as pessoas pelo maior tempo possível e não tem nada melhor pra isso do que os vídeos. Agora, essa regra não vale se você postar um link de vídeo do YouTube, pois daí você estaria usando um link externo, que como já vimos na primeira dica, o Face não gosta.

Dica #5 – Multiplique seu alcance postando em dezenas de grupos

Deixei essa dica pro final só para aqueles que acompanharam o artigo até aqui! Como diz o ditado: “o melhor vem por último”.

Hoje é possível achar grupo no Facebook sobre praticamente qualquer assunto. Comunidades sobre o tema viagens é o que não falta. Então a estratégia aqui é você preparar algum conteúdo que não seja diretamente de vendas, depois preparar um post com um texto breve chamando para este conteúdo e convidando as pessoas que comentem a publicação para receber o conteúdo.

Como vimos na dica #2, quanto mais pessoas comentando sua publicação, maior será o alcance do seu post e como você publicou em diversos grupos então você terá chance de falar com muito mais pessoas.

Agora, você pode estar pensando: “Tiago, eu participo dezenas de grupos de viagem! Ter que postar em cada um deles toda hora que tiver uma novidade é trabalhoso demais!”. Calma, a tecnologia existe exatamente para poupar nosso tempo e já existe solução para isso. Porém, como esse artigo já está ficando muito grande, vou deixar para falar sobre o este sistema em um vídeo tutorial.

Farei nesta próxima quinta, dia 23 de agosto de 2018 um webinário ONLINE e GRATUITO e vou revelar neste evento qual é o sistema que uso que me permite postar dezenas ou centenas de grupos do Facebook com apenas 1 click!

Se você quiser participar do webinário e também receber outras dicas de tecnologia e marketing digital para o turismo, então te convido a entrar em nosso grupo no zap: http://bit.ly/grupo-tmkt

Obrigado pela leitura e até a próxima!

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